piloto privado de helicóptero

O curso de Piloto Privado de helicóptero é uma formação inicial para aqueles que desejam pilotar de forma recreativa ou como passo inicial para uma carreira profissional na aviação. O curso combina aulas teóricas e práticas, abrangendo disciplinas como navegação, meteorologia, princípios de voo, regulamentação aeronáutica e segurança.

Os alunos aprendem a operar helicópteros em diferentes condições, manobras básicas e avançadas, além de procedimentos de emergência. Após a conclusão do curso e a obtenção da licença, o piloto estará habilitado a voar helicópteros em voos não comerciais, podendo transportar passageiros, mas sem remunerações. Esta formação exige dedicação e disciplina.

Requisitos necessários

Mínimo de 18 anos de idade

Ensino médio completo

Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de Segunda Classe

Etapas necessárias para conclusão do curso

Primeira Etapa: Obter o código Anac (CANAC)

Esse número, composto por seis algarismos, será o código que o piloto usará ao longo de toda a sua carreira, e é necessário para realizar os passos seguintes da formação.

Você pode fazer o cadastro diretamente no site da Anac: https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/incluirCDANAC.asp

Segunda Etapa: Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

Com o CDANAC, o candidato pode agendar a realização do Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Este é um atestado médico, que determina que o piloto tem condições físicas e psicológicas para exercer a pilotagem. O CMA é obrigatório para iniciar a etapa prática da formação.

Existem dois tipos de CMA que o piloto pode ter:

  • 2ª classe, com validade de cinco anos, exigido para a licença de Piloto Privado;
  • 1ª classe, com validade de um ano, obrigatório para iniciar as horas de voo do curso de PCH.

 

A Anac apresenta em seu site a lista atualizada de clínicas e médicos credenciados: https://www.anac.gov.br/acl_users/credentials_cookie_auth/require_login?came_from=https%3A//www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/cma

Terceira Etapa - Curso Teórico de PPH

O próximo passo é iniciar os estudos teóricos.

Recomendamos que o aluno só se matricule em um curso teórico após ter realizado o CMA, quando terá certeza de que não haverá nenhuma restrição à atividade.

No curso de Piloto Privado, não é obrigatório que o curso seja feito em escola homologada. O aluno pode estudar por conta própria e depois realizar a prova na Anac (popularmente conhecida como banca da Anac).

Curso Presencial (São Paulo): https://www.aeroclubesp.com.br          

Curso Online: https://www.atcescola.com.br

Quarta Etapa - Fazer a prova teórica da ANAC

Após os estudos das cinco matérias do PPH, o aluno pode fazer a prova teórica da Anac, que é composta por 20 questões de cada um dos cinco temas. Para ser aprovado, é necessário acertar ao menos 14 questões de cada matéria.

A Anac disponibiliza em seu site todas as informações sobre exames teóricos: https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/exame-teorico

Quinta Etapa - Iniciar o treinamento prático

Para o treinamento prático de PPH, o aluno fará, no mínimo, 35h de voo. Se após essas horas atingir a proficiência aceitável prevista no curso, será liberado para o exame de proficiência (conhecido popularmente como voo de check). Caso contrário, precisará voar o necessário para alcançar a habilidade prevista.

Durante o treinamento, há alguns requisitos de voos a serem cumpridos, como navegações (nas quais o aluno voa de um ponto A para um ponto B) e voos no período noturno. O voo de check é realizado por um examinador da própria escola credenciado pela Anac, que avaliará o desempenho do aluno em conhecimentos teóricos, navegação e nas manobras aprendidas ao longo do curso.

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Loreto Comunicação.​

×

Olá, tudo bem?

Qual o seu interesse na Vertical Helicópteros?

× Dúvidas? Fale conosco.